Documentário 'Capital do Brega' estreia e exalta cultura pernambucana que vem da periferia

Gênero musical se torna protagonista de documentário do canal Globo Nordeste este sábado (24)

Produção da GloboNews reúne principais expoentes do gênero musical que faz parte do cotidiano dos pernambucanos.

Presente no dia a dia dos pernambucanos desde a década de 1970, o brega é um dos gêneros musicais mais representativos da periferia recifense. Elevado por lei ao patamar de expressão cultural de Pernambuco, ele é tema do documentário "Capital do Brega", da GloboNews, o canal de notícias da Globo na TV por assinatura, foi lançado no dia 10 de Novembro.
O filme, produzido pela repórter Wanessa Andrade e editado por Renata Baldi, reúne depoimentos de expoentes do brega em Pernambuco, como Michelle Melo, MC Troinha, MC Elvis e MC Loma, que, com a música "Envolvimento", alcançou fama nacionalmente e milhões de visualizações no YouTube. No dia 24 de novembro, o documentário é exibido na TV Globo, às 14h.
Ao longo de 52 minutos, "Capital do Brega" abrange desde o romantismo do cantor e compositor Reginaldo Rossi, falecido em 2013, passando pela sensualidade encenada em palco por cantoras como Michelle Melo e até a ostentação dos MCs do brega funk, como Troinha.

As relações de trabalho e da indústria do brega, que gera empregos e movimenta a economia, também são temas do documentário. A ideia de produzir o documentário partiu da jornalista, que inscreveu a proposta em um concurso interno da GloboNews. “Fiquei surpresa quando o projeto foi selecionado. Poderiam considerar um tema muito regional, mas talvez esse tenha sido o charme da proposta. Embora para os pernambucanos seja algo comum, o documentário mostra todo um movimento que grande parte do Brasil ainda não conhece”, explica a repórter.

Capital do Brega acaba por ser mais um componente na onda de reflexão acadêmica, jornalística e artística sobre ritmo, ao lado do livro de Thiago Soares e a peça teatral Ritmo Kente, de Eric Ferreira, Hyrlis Leuthier e Amanda Clélia. O interesse da Rede Globo vem como uma legitimação de que o brega como um fenômeno cultural de destaque em Pernambuco, mesmo que que ignorado por muitos. Cristaliza um cenário que começa a mudar após a aprovação da Lei nº 16.044/2017, responsável por classificar o ritmo como expressão artística genuinamente pernambucana, ao lado frevo, maracatu, coco, ciranda e cavalo marinho.
Participe Da Nossa Comunidade
Blog Dos Bregueiros © Design BY : Don Diego
Copyright 2018 - Todos Os Direitos Reservados